Convidamos-te a Conhecer o Algarve

 (A)Prender-me no Algarve é uma atividade promovida pela Happy Van, que integrou o cartaz do 365 Algarve em 2019-2020, apoiada pelo Governo de Portugal, Turismo de Portugal e Região de Turismo do Algarve.
 
A experiência inclui uma viagem musical ao nosso passado interpretada pelo Fad’Nu, uma peça teatral que nos conta a história do Algarve e uma oficina de artesanato local.
 
A atividade está disponível agora ao público em geral, entidades e empresas.

Partindo do Algarve de hoje, revisitamos e aprendemos sobre o Algarve de outrora, abordando o património, os costumes, as tradições e musicalidades que nos construiram como povo.

O atividade inicia-se com uma breve introdução da história do Algarve, das suas gentes e tradições. A viagem continua com canções dos velhos tempos, um espetáculo teatral sobre esta região e uma oficina de artesanato local.

Local: A definir

Horário: A definir

Duração: 2h

Preço do Espetáculo: 2.000€

Nº de Espectadores: 25 a 30

Classificação Etária: Maiores de 8 anos

Criação Artística: Happy Van


Encenação e Interpretação: João Simão, Paulo Ferreira e Conceição Figueiredo

Direção e Interpretação Musical: Fad’Nu e Curi

Oficina de Artesanato: Palma / Cana / Couro / Pintura de Azulejo

Organização: Happy Van, Unipessoal Lda

Contactos: Happy Van – Paulo Ferreira

E-mail: info@happyvan.pt

Telefone: +351 926 162 620

PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID -19

Atividade Cultural – (A)Prender-me no Algarve (integrada no programa 365 Algarve de 2019-2020)

Introdução 

A Happy Van, Unipessoal Lda, em consonância com o Local onde se realizará o evento, elaborará o seguinte plano de ação para a contingência da Pandemia de COVID -19, segundo as recomendações e orientações da 006/2020 e 028/2020 da DGS, visando a minimização do risco da propagação do vírus para a atividade cultural (A)Prender-me no Algarve a realizar em espaço exterior do referido equipamento. Este plano terá que ser dado a conhecer a todos os participantes aquando da sua inscrição no evento, bem como a todos os elementos que neste vão colaborar.

O evento inclui um breve espetáculo musical com a dupla Fad’Nu que nos transporta às influencias da música tradicional portuguesa. Este momento é seguido por um teatro sobre a história do Algarve e termina com uma oficina de artesanato. A duração estimada é de cerca de 2 horas.

É imprescindível que todos os participantes tenham uma postura de cidadania e respeito pelas normas definidas, que serão adaptadas, contribuindo assim para minimização do risco de contágio.

Determina-se assim, que todos cumpram rigorosamente o plano deste projeto:

I – Procedimentos internos

•Reunir com os colaboradores do (A)Prender-me no Algarve e com os funcionários do espaço para planificar e agilizar as medidas de contingência;

•Higienizar as instalações em conformidade com a orientação da Direção Geral da Saúde (DGS) 014/2020;

•Deve ser assegurada a prévia higienização (lavagem e desinfeção) dos equipamentos e materiais a utilizar, com produtos de limpeza e desinfeção de superfícies adequadas às atuais exigências;

•Proceder à lavagem e desinfeção dos locais que servirão de apoio ao evento;

•Deve ser assegurada a higienização dos locais mais suscetíveis de contaminação (corrimãos, interruptores e maçanetas de portas e janelas);

•Preparar os espaços e afixar sinalética adequada:

  • Para o evento (A)Prender-me no Algarve, as entradas e saídas serão feitas pela entrada principal, separadas por uma corrente (entradas à direita e saídas à esquerda);

•A circulação far-se-á da direita para a esquerda e haverá sintética no chão para o efeito;

•Existirão marcações à entrada, no chão, para respeitar o distanciamento de 2 metros entre os participantes na fila de espera;

•O recinto onde a atividade vai decorrer  estará devidamente identificada;

•Os locais interiores e exteriores de circulação proibida (à excepção das instalações sanitárias) serão vedados com fita de sinalização;

•Serão afixados cartazes ou folhetos informativos nas instalações, promovendo boas práticas e as orientações da DGS, sobre o distanciamento social, a correta higienização das mãos, etiqueta respiratória e colocação das máscara;

  • Definição de circuito para chegar e sair da área de isolamento;

•A Entrada para o recinto d disporá de um tapete para desinfeção do calçado

•A Entrada para o recinto disporá de um dispensador de SABA, outro dispensador será colocado à disposição no local onde a atividade se realizará, bem como nas casas de banho;

• À entrada do recinto, no local da atividade e nas casas de banho serão disponibilizados contentores de resíduos, de preferência com abertura não manual e saco de plástico;

•Será utilizado equipamento de proteção individual (máscaras e/ou viseiras) para todos os colaboradores;

•Monitorização prévia dos sintomas por parte dos colaboradores que será feita do seguinte modo:

•Auto monitorização diária para avaliação da febre (acima dos 38ºC): A temperatura corporal deve ser medida duas vezes por dia e registado o valor e a hora de medição;

•Verificação de tosse ou de dificuldade respiratória, entre os outros possíveis sintomas mais comuns como fadiga, mialgias (dores no corpo), diarreia, vómito, ou alteração do olfato. 

•Ficar em casa se estiver doente, se necessitar de cuidar de membros do agregado familiar doentes, ou se estiver em alto risco de contrair o COVID-19, saíndo apenas para obter cuidados médicos.

•Preparar uma sala de isolamento para eventuais casos suspeitos de COVID – 19, equipada de acordo com as normas em vigor com a orientação 006/2020 da DGS;

• Tomar conhecimento dos procedimentos de gestão de resíduos e registo de atos/incidentes;

II – Horário e acolhimento dos colaboradores responsáveis pela realização do evento

•O horário de acolhimento dos colaboradores responsáveis pelo (A)Prender-me no Algarve será até 5 horas antes da realização do evento;

•À chegada e saída do local, os colaboradores do (A)Prender-me no Algarve vão ser recebidos à porta do estabelecimento, por 2 funcionários, evitando a circulação dentro do espaço interior, apenas no espaço exterior, que inclui o local onde o espetáculo se realizará, nos locais que servirão de camarim e instalações sanitárias;

•Todos os colaboradores do (A)Prender-me no Algarve deverão usar máscara e respeitar o distanciamento de segurança;

•À entrada do recinto, serão utilizados desinfetantes SABA para higienizarão das mãos;

•A temperatura de todos os colaboradores será medida à chegada ao recinto, e caso algum apresente febre, não será autorizada a sua entrada no estabelecimento;

•Caso algum dos colaboradores do (A)Prender-me no Algarve apresente sintomas comprovados de febre no horário compreendido entre a sua entrada e saída no recinto, será conduzido de imediato para a sala de isolamento e será de imediato contatada a linha de apoio Saúde 24;  

•É proibida a entrada de terceiros no recinto que não façam parte da equipe de colaboradores da Happy Van. 

•O número de colaboradores da Happy Van para este evento é de 6 e o número de funcionários do local do evento é de 2;

•Serão apenas transportados para o recinto, objetos, utensílios, vestuário e adereços estritamente indispensáveis ao decorrer da atividade. Todos serão objeto de limpeza e desinfeção de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de equipamento.

III – Horário e acolhimento dos participantes do evento

•O horário de acolhimento dos participantes do (A)Prender-me no Algarve será definido mediante horário acordado;

•À chegada ao local, os participantes do (A)Prender-me no Algarve vão ser recebidos à porta do estabelecimento, por 1 funcionário do local e 1 colaborador da Happy Van, que irão:

•Validar o uso de máscara e respeito pelo distanciamento de segurança;

  • Solicitar a higienização das mãos com desinfetante SABA;

•Validar os seus bilhetes (apenas eletrónicos) 

• Medir a sua temperatura corporal. Caso algum apresente febre, não será autorizada a sua entrada no local;

•Efetuar um pequeno questionário verbal de avaliação do risco de contagio de COVID-19 que conterá as seguintes perguntas:

•Qual a sua localidade de proveniência?

•Qual o seu local de estadia? 

•Regressou recentemente de uma área afetada pelo COVID-19?

•Contactou recentemente com um caso provável e confirmado de COVID-19.

•Em que data teve esse contacto?

•Esteve a menos de 2 metros do doente?

•Utilizou EPI? Quais?

•Tem sintomas COVID-19, como febre, tosse ou dificuldade respiratória?

•Pertence a algum grupo especial de risco (idade, comorbilidades)? 

Pelas respostas ao questionário, se for entendido que o risco de contagio deste participante é alto, a Happy Van deverá cancelar a sua participação no evento. 

O participante deverá aceitar responder a este questionário e acatar a decisão da Happy Van quanto a este poder vir ou não participar no evento e em que moldes o deverá fazer para garantir a máxima segurança de todos os participantes.

•Instruir os mesmos a circular apenas nos espaços exteriores aprovados para o efeito e instalações sanitárias, 

•Encaminhar os mesmos para os seus lugares sentados. 

•Caso algum dos participantes do (A)Prender-me no Algarve apresente sintomas comprovados de febre no horário compreendido entre a sua entrada e saída no recinto, será conduzido de imediato por um funcionário do local para a sala de isolamento e será de imediato contatada a linha de apoio Saúde 24;  

•É proibida a entrada de terceiros no recinto que não tenham bilhete eletrónico emitido. 

•O número máximo de participantes no evento é de 25 pessoas;

•Não poderão ser transportados para o recinto objetos como comida ou brinquedos. 

IV – Gestão e organização das atividades 

•Todas as atividades serão realizadas em espaços ao ar livre.

•As entradas e saídas serão feitas pela entrada principal, separadas por uma corrente (entradas à direita e saídas à esquerda);

•Existirão marcações à entrada para respeitar o distanciamento de 2 metros entre os participantes na fila de espera;

•O colaborador da Happy Van e o funcionário do local que estiverem no posto de atendimento à entrada deverão usar máscara e evitar aproximação a menos de 2 metros, ou que esta seja feita apenas para verificação do bilhete eletrónico.

•Apenas portadores de bilhete eletrónico pré-emitido poderão entrar no recinto, sendo o mesmo apresentado através do seu dispositivo móvel. O contacto com objetos que estejam na posse dos utilizadores, tais como telemóveis, deve ser evitado. Sempre que o mesmo seja indispensável, deve ser realizada a higienização das mãos antes e depois do contacto.
• Será evitada a disponibilização e entrega de folha de sala, sendo esta disponibilizada online no site da Happy Van;
• Assim que encaminhados e sentados os participantes ficarão à distância mínima de 2 metros tanto do participante do lado como do da frente e do de trás. As passagens para cada uma das filas estará completamente desimpedida. A zona de palco estará distanciada da primeira fila de participantes em pelo menos 3 metros. 

•Havendo necessidade de um participante se ausentar durante a atividade, este será instruído a pedir ao assistente de sala que o encaminhará para o efeito.

•É obrigatório o uso de máscara por todos os utilizadores e colaboradores, exceptuando-se os membros dos corpos artísticos durante a sua atuação em cena.
• Durante as cenas do espetáculo musical, teatral e oficina de artesanato, serão minimizados os contactos físicos. 

•Não serão partilhados instrumentos, objetos e acessórios durante os ensaios e as atuações. 

•Existirá apenas um pequeno intervalo entre a peça de teatro e a oficina de teatro que permitirá aos espectadores irem à casa de banho, sempre com as orientações e supervisão dos funcionários do espaço.

•Os objetos necessários à atividade de artesanato e teatro serão desinfectados antes e depois da sua entrega aos participantes e entre utilizações durante os ensaios;

•O artesão iniciará a sua oficina na zona do palco, percorrendo os corredores centrais e laterais para instruir os participandos, sempre com uso de mascara e respeitando sempre que possível a distância de pelo menos 2 metros dos mesmos. 

•Os camarins (duas balizas do campo) serão utilizados de forma intercalada pelos atores. 

V- Instalações sanitárias

•As idas à casa de banho devem ser solicitadas a um funcionário do espaço e feitas com metade da capacidade que a casa de banho dispõe;

•A desinfeção da sanita/lavatório será feita pelos funcionários do espaço imediatamente após sua utilização.

•Assegurar que as instalações sanitárias garantem as condições necessárias para promoção das boas práticas de higiene, nomeadamente a higienização das mãos com água e sabão e desinfetantes SABA;

VI- Atuação perante um caso suspeito

•Perante a identificação de um caso suspeito, este deve ser encaminhado por um funcionário do espaço por um circuito próprio até à área de isolamento;

•Deverá ser disponibilizado ao participante um Kit de EPI que inclui:

          • Máscara cirúrgica;

          • Um par de luvas descartáveis; 

          • 1 termómetro, uma folha para registo da temperatura e uma caneta;

          • Solução antisséptica de base alcoólica SABA;

•A área de isolamento deverá também ter um contentor de resíduos (com abertura não manual e saco de plástico), àgua engarrafada e alguns alimentos não perecíveis.

•O suspeito deve:

          • Higienizar as mãos;

          • Colocar a máscara cirúrgica;

          • Avaliar e registar a temperatura corporal.

•O funcionário do local deverá imediatamente contactar o SNS 24 (808 24 24 24);

VII – Gestão de Resíduos

•Recolher todos os resíduos (não só o lixo do local de isolamento mas todo e qualquer resíduo sem recolha selectiva dos locais onde o Doente e a Pessoa que lhe prestou assistência estiveram. 

•Colocá-los dentro de um saco do lixo e fechá-lo devidamente (ex. abraçadeira).

•Colocar o saco de resíduos num 2o saco (50 a 70 mícron de espessura) que deve ser fechado (ex. abraçadeira).

•Identificar, isolar e inventariar os resíduos até ao momento de envio para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico. 

Contactos:

Operadores Licenciados em Gestão de Resíduos: https://silogr.apambiente.pt/

VIII – Registo de Atos/Incidentes

Todos os atos ou incidentes deverão ficar registados em documento próprio, sendo o preenchimento deste documento feito pelo responsável da Happy Van.

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