Convidamos-te a Conhecer o Algarve

 (A)Prender-me no Algarve é uma atividade promovida pela Happy Van, integrada no cartaz do 365 Algarve
apoiado pelo Governo de Portugal, Turismo de Portugal e Região de Turismo do Algarve.
 
A experiência inclui um passeio pelos anos 70 e 80 numa carrinha pão-de-forma, uma viagem musical ao nosso passado interpretada pelo Fad’Nu, uma peça teatral que nos conta a história do Algarve e uma oficina de artesanato local.
 
A atividade tem lugar a 29 de Agosto, 5 de Setembro e 19 de Setembro de 2020, percorrendo 3 concelhos Algarvios.
365 Algarve

29 Ago 2020 - Jardim Municipal de Algoz

Nº Máximo de Participantes: 25

Partindo do Algarve de hoje, revisitamos e aprendemos sobre o Algarve de outrora, abordando o património, os costumes, as tradições e musicalidades que nos construiram como povo.

A atividade inicia-se com uma visita ao local, onde a história do Algarve, das suas gentes e tradições é introduzida. A viagem continua com canções dos velhos tempos, um espetáculo teatral sobre esta região e uma oficina de artesanato local.

Local: Jardim Municipal do Algoz

Sessão 6: 29/08/2020

Hora: 18:00h

Duração: 2h

 

Preço:

Bilhete simples: 10€

Bilhete com transporte incluído*: 20€

*Ver locais e horários de paragens dos transportes em carrinhas pão-de-forma no separador Transportes

Classificação Etária: Maiores de 12 anos

Criação Artística: Happy Van


Encenação e Interpretação: João Simão

Direção e Interpretação Musical: Fad’Nu

Oficina de Artesanato: Margarida Gomes – trabalhos em cerâmica – pintura de azulejo

 

Organização: Happy Van, Unipessoal Lda

 

Apoios: 365 Algarve, Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve e Associação Patrimonial do Algoz

 

Contactos: Happy Van – Paulo Ferreira

E-mail: info@happyvan.pt

Telefone: +351 926 162 620

Transporte 1 (4 lugares por sessão): Tavira->Olhão->Faro -> Local do Espetáculo

Tavira (16:00) – Parque de Estacionamento do ALDI, junto à EN125 em Tavira

Olhão (16:40) – Parque de Estacionamento do LIDL, junto à EN125 em Olhão

Faro (17:00) – Estacionamento do Pavilhão Municipal da Penha, em Faro

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Transporte 2 (4 lugares por sessão): Loulé->Quarteira/Vilamoura->Albufeira -> Local do Espetáculo

Loulé (16:20) – Parque de Estacionamento do LIDL, junto à N396 em Loulé

Quarteira/Vilamoura (16:50) – Parque de Estacionamento do Pingo Doce, junto à N396 em Quarteira

Albufeira (17:00) – Parque de Estacionamento do Posto de Municipal de Turismo de Albufeira, junto à N396

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Transporte 3 (4 lugares por sessão): Lagos->Portimão->Silves->Lagoa -> Local do Espetáculo

Lagos (16:00)– Parque de Estacionamento do Pingo Doce, junto à EN125 em Lagos

Portimão (16:40) – Parque de Estacionamento do Intermarché, junto à Antiga Estrada Nacional 125 em Portimão

Silves (17:10) – Parque de Estacionamento junto ao Burger Ranch de Silves

Lagoa (17:30) – Parque de Estacionamento do Jumbo, junto à EN125 em Lagoa

Partindo do Algarve de hoje, revisitamos e aprendemos sobre o Algarve de outrora, abordando o património, os costumes, as tradições e musicalidades que nos construiram como povo.

A atividade inicia-se com uma visita ao local, onde a história do Algarve, das suas gentes e tradições é introduzida. A viagem continua com canções dos velhos tempos, um espetáculo teatral sobre esta região e uma oficina de artesanato local.

Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes – Estômbar

Sessão 7: 05/09/2020

Hora: 17:00h

Duração: 2h

 

Preço:

Bilhete simples: 10€

Bilhete com transporte incluído*: 20€

*Ver locais e horários de paragens dos transportes em carrinhas pão-de-forma no separador Transportes

Classificação Etária: Maiores de 12 anos

Criação Artística: Happy Van


Encenação e Interpretação: João Simão

Direção e Interpretação Musical: Fad’Nu

Oficina de Artesanato: Ana Silva – trabalhos em cana – construção do cartaxinho

 

Organização: Happy Van, Unipessoal Lda

 

Apoios: 365 Algarve, Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve e Município de Lagoa

 

Contactos: Happy Van – Paulo Ferreira

E-mail: info@happyvan.pt

Telefone: +351 926 162 620

Transporte 1 (4 lugares por sessão): Tavira->Olhão->Faro -> Local do Espetáculo

Tavira (14:50) – Parque de Estacionamento do ALDI, junto à EN125 em Tavira

Olhão (15:30) – Parque de Estacionamento do LIDL, junto à EN125 em Olhão

Faro (15:50) – Estacionamento do Pavilhão Municipal da Penha, em Faro

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Transporte 2 (4 lugares por sessão): Loulé->Quarteira/Vilamoura->Albufeira -> Local do Espetáculo

Loulé (14:50) – Parque de Estacionamento do LIDL, junto à N396 em Loulé

Quarteira/Vilamoura (15:20) – Parque de Estacionamento do Pingo Doce, junto à N396 em Quarteira

Albufeira (16:00) – Parque de Estacionamento do Posto de Municipal de Turismo de Albufeira, junto à N396

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Transporte 3 (4 lugares por sessão): Lagos->Portimão->Silves->Lagoa -> Local do Espetáculo

Lagos (15:10)– Parque de Estacionamento do Pingo Doce, junto à EN125 em Lagos

Portimão (15:50) – Parque de Estacionamento do Intermarché, junto à Antiga Estrada Nacional 125 em Portimão

Silves (16:20) – Parque de Estacionamento junto ao Burger Ranch de Silves

Lagoa (16:40) – Parque de Estacionamento do Jumbo, junto à EN125 em Lagoa

365 Algarve

5 Set 2020 - Parque Municipal do Sítio das Fontes em Estômbar

Nº Máximo de Participantes: 25
365 Algarve

19 Set 2020 - Centro Educativo do Cerro D'Ouro

Nº Máximo de Participantes: 25

Partindo do Algarve de hoje, revisitamos e aprendemos sobre o Algarve de outrora, abordando o património, os costumes, as tradições e musicalidades que nos construiram como povo.

O atividade inicia-se com uma visita ao local, onde a história do Algarve, das suas gentes e tradições é introduzida. A viagem continua com canções dos velhos tempos, um espetáculo teatral sobre esta região e uma oficina de artesanato local.

Local: Centro Educativo do Cerro D’Ouro

Sessão 8: 19/09/2020

Hora: 17:00h

Duração: 2h

 

Preço:

Bilhete simples: 10€

Bilhete com transporte incluído*: 20€

*Ver locais e horários de paragens dos transportes em carrinhas pão-de-forma no separador Transportes

Classificação Etária: Maiores de 12 anos

Criação Artística: Happy Van


Encenação e Interpretação: João Simão

Direção e Interpretação Musical: Fad’Nu

Oficina de Artesanato: Inês Dias – trabalhos de empreita de palma – o porta chaves de empreita

 

Organização: Happy Van, Unipessoal Lda

 

Apoios: 365 Algarve, Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve e Município de Albufeira

 

Contactos: Happy Van – Paulo Ferreira

E-mail: info@happyvan.pt

Telefone: +351 926 162 620

Transporte 1 (4 lugares por sessão): Tavira->Olhão->Faro -> Local do Espetáculo

Tavira (15:10) – Parque de Estacionamento do ALDI, junto à EN125 em Tavira

Olhão (15:50) – Parque de Estacionamento do LIDL, junto à EN125 em Olhão

Faro (16:10) – Estacionamento do Pavilhão Municipal da Penha, em Faro

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Transporte 2 (4 lugares por sessão): Loulé->Quarteira/Vilamoura->Albufeira -> Local do Espetáculo

Loulé (15:20) – Parque de Estacionamento do LIDL, junto à N396 em Loulé

Quarteira/Vilamoura (15:50) – Parque de Estacionamento do Pingo Doce, junto à N396 em Quarteira

Albufeira (16:30) – Parque de Estacionamento do Posto de Municipal de Turismo de Albufeira, junto à N396

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Transporte 3 (4 lugares por sessão): Lagos->Portimão->Silves->Lagoa -> Local do Espetáculo

Lagos (14:50)– Parque de Estacionamento do Pingo Doce, junto à EN125 em Lagos

Portimão (15:30) – Parque de Estacionamento do Intermarché, junto à Antiga Estrada Nacional 125 em Portimão

Silves (16:00) – Parque de Estacionamento junto ao Burger Ranch de Silves

Lagoa (16:20) – Parque de Estacionamento do Jumbo, junto à EN125 em Lagoa

PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID -19

Atividade Cultural – (A)Prender-me no Algarve (integrada no programa 365 Algarve)

Introdução 

A Happy Van, Unipessoal Lda, em consonância com o Centro Educativo do Cerro d’Ouro em Albufeira, elaborou o seguinte plano de ação para a contingência da Pandemia de COVID -19, segundo as recomendações e orientações da 006/2020 e 028/2020 da DGS, visando a minimização do risco da propagação do vírus para a atividade cultural (A)Prender-me no Algarve a realizar no espaço exterior deste equipamento no dia 19 de Setembro de 2020. Este plano terá que ser dado a conhecer a todos os participantes aquando da sua inscrição no evento, bem como a todos os elementos que neste vão colaborar.

O evento inclui um breve espetáculo musical com a dupla Fad’Nu que nos transporta às influencias da música tradicional portuguesa. Este momento é seguido por um teatro sobre a história do Algarve e termina com uma oficina de artesanato de trabalhos em palma. A duração estimada é de cerca de 2 horas.

É imprescindível que todos os participantes tenham uma postura de cidadania e respeito pelas normas definidas, que serão adaptadas, contribuindo assim para minimização do risco de contágio.

Determina-se assim, que todos cumpram rigorosamente o plano deste projeto:

I – Procedimentos internos

•Reunir com os colaboradores do (A)Prender-me no Algarve e com as funcionárias do Centro Educativo do Cerro D’Ouro para planificar e agilizar as medidas de contingência;

•Higienizar as instalações em conformidade com a orientação da Direção Geral da Saúde (DGS) 014/2020;

•Deve ser assegurada a prévia higienização (lavagem e desinfeção) dos equipamentos e materiais a utilizar, com produtos de limpeza e desinfeção de superfícies adequadas às atuais exigências;

•Proceder à lavagem e desinfeção dos locais que servirão de apoio ao evento;

•Deve ser assegurada a higienização dos locais mais suscetíveis de contaminação (corrimãos, interruptores e maçanetas de portas e janelas);

•Preparar os espaços e afixar sinalética adequada:

  • Para o evento (A)Prender-me no Algarve, as entradas e saídas serão feitas pelo portão principal, separadas por uma corrente (entradas à direita e saídas à esquerda);

•A circulação far-se-á da direita para a esquerda e haverá sintética no chão para o efeito;

•Existirão marcações à entrada, no chão, para respeitar o distanciamento de 2 metros entre os participantes na fila de espera;

•O recinto onde a atividade vai decorrer (Campo de Jogos) estará devidamente identificado;

•Os locais interiores e exteriores de circulação proibida (à excepção das instalações sanitárias) serão vedados com fita de sinalização;

•Serão afixados cartazes ou folhetos informativos nas instalações, promovendo boas práticas e as orientações da DGS, sobre o distanciamento social, a correta higienização das mãos, etiqueta respiratória e colocação das máscara;

  • Definição de circuito para chegar e sair da área de isolamento;

•A Entrada para o recinto da escola disporá de um tapete para desinfeção do calçado

•A Entrada para o recinto da escola disporá de um dispensador de SABA, outro dispensador será colocado à disposição no local onde a atividade se realizará, bem como nas casas de banho;

            • À entrada do recinto, no local da atividade e nas casas de banho serão disponibilizados contentores de resíduos, de preferência com abertura não manual e saco de plástico;

•Será utilizado equipamento de proteção individual (máscaras e/ou viseiras) para todos os colaboradores;

•Monitorização prévia dos sintomas por parte dos colaboradores que será feita do seguinte modo:

•Auto monitorização diária para avaliação da febre (acima dos 38ºC): A temperatura corporal deve ser medida duas vezes por dia e registado o valor e a hora de medição;

•Verificação de tosse ou de dificuldade respiratória, entre os outros possíveis sintomas mais comuns como fadiga, mialgias (dores no corpo), diarreia, vómito, ou alteração do olfato. 

•Ficar em casa se estiver doente, se necessitar de cuidar de membros do agregado familiar doentes, ou se estiver em alto risco de contrair o COVID-19, saíndo apenas para obter cuidados médicos.

•Preparar uma sala de isolamento para eventuais casos suspeitos de COVID – 19, equipada de acordo com as normas em vigor com a orientação 006/2020 da DGS;

            • Tomar conhecimento dos procedimentos de gestão de resíduos e registo de atos/incidentes;

II – Horário e acolhimento dos colaboradores responsáveis pela realização do evento

•O horário de acolhimento dos colaboradores responsáveis pelo (A)Prender-me no Algarve será das 13h00 às 20h00;

•À chegada e saída da escola, os colaboradores do (A)Prender-me no Algarve vão ser recebidos à porta do estabelecimento, por 2 funcionárias, evitando a circulação dentro da escola, apenas no espaço exterior, que inclui o local onde o espetáculo se realizará (campo de jogos), nos locais que servirão de camarim (por detrás das balizas do campo de jogos) e instalações sanitárias;

•Todos os colaboradores do (A)Prender-me no Algarve deverão usar máscara e respeitar o distanciamento de segurança;

•À entrada do recinto, o seu calçado será higienizado através de um tapete de higienização, e serão utilizados desinfetantes SABA para higienizarão das mãos;

•A temperatura de todos os colaboradores será medida à chegada à escola, e caso algum apresente febre, não será autorizada a sua entrada no estabelecimento;

•Caso algum dos colaboradores do (A)Prender-me no Algarve apresente sintomas comprovados de febre no horário compreendido entre a sua entrada e saída no recinto, será conduzido de imediato para a sala de isolamento e será de imediato contatada a linha de apoio Saúde 24;  

•É proibida a entrada de terceiros no recinto que não façam parte da equipe de colaboradores da Happy Van. 

•O número de colaboradores da Happy Van para este evento é de 6 e o número de funcionários do Centro Educativo é de 2;

•Serão apenas transportados para o recinto, objetos, utensílios, vestuário e adereços estritamente indispensáveis ao decorrer da atividade. Todos serão objeto de limpeza e desinfeção de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de equipamento.

III – Horário e acolhimento dos participantes do evento

•O horário de acolhimento dos participantes do (A)Prender-me no Algarve será das 16h30 às 19h30;

•À chegada à escola, os participantes do (A)Prender-me no Algarve vão ser recebidos à porta do estabelecimento, por 1 funcionária da escola e 1 colaborador da Happy Van, que irão:

•Validar o uso de máscara e respeito pelo distanciamento de segurança;

  • Solicitar a higienização do seu calçado através da passagem por um tapete de higienização, e a higienizarão das mãos com desinfetante SABA;

•Validar os seus bilhetes (apenas eletrónicos) 

            • Medir a sua temperatura corporal. Caso algum apresente febre, não será autorizada a sua entrada no estabelecimento;

•Efetuar um pequeno questionário verbal de avaliação do risco de contagio de COVID-19 que conterá as seguintes perguntas:

•Qual a sua localidade de proveniência?

•Qual o seu local de estadia? 

•Regressou recentemente de uma área afetada pelo COVID-19?

•Contactou recentemente com um caso provável e confirmado de COVID-19.

•Em que data teve esse contacto?

•Esteve a menos de 2 metros do doente?

•Utilizou EPI? Quais?

•Tem sintomas COVID-19, como febre, tosse ou dificuldade respiratória?

•Pertence a algum grupo especial de risco (idade, comorbilidades)? 

Pelas respostas ao questionário, se for entendido que o risco de contagio deste participante é alto, a Happy Van deverá cancelar a sua participação no evento. 

O participante deverá aceitar responder a este questionário e acatar a decisão da Happy Van quanto a este poder vir ou não participar no evento e em que moldes o deverá fazer para garantir a máxima segurança de todos os participantes.

•Instruir os mesmos a circular apenas nos espaços exteriores aprovados para o efeito e instalações sanitárias, 

•Encaminhar os mesmos para os seus lugares sentados. 

•Caso algum dos participantes do (A)Prender-me no Algarve apresente sintomas comprovados de febre no horário compreendido entre a sua entrada e saída no recinto, será conduzido de imediato por uma funcionária da escola para a sala de isolamento e será de imediato contatada a linha de apoio Saúde 24;  

•É proibida a entrada de terceiros no recinto que não tenham bilhete eletrónico emitido. 

•O número máximo de participantes no evento é de 25 pessoas;

•Não poderão ser transportados para o recinto objetos como comida ou brinquedos. 

IV – Gestão e organização das atividades 

•Todas as atividades serão realizadas em espaços ao ar livre, mais especificamente no Campo de Jogos do Centro Educativo do Cerro D’Ouro;

•As entradas e saídas serão feitas pelo portão principal, separadas por uma corrente (entradas à direita e saídas à esquerda);

•Existirão marcações à entrada para respeitar o distanciamento de 2 metros entre os participantes na fila de espera;

•O colaborador da Happy Van e a funcionária da escola que estiverem no posto de atendimento à entrada deverão usar máscara e evitar aproximação a menos de 2 metros, ou que esta seja feita apenas para verificação do bilhete eletrónico.

•Apenas portadores de bilhete eletrónico pré-emitido (à venda no site da Happy Van) poderão entrar no recinto, sendo o mesmo apresentado através do seu dispositivo móvel. O contacto com objetos que estejam na posse dos utilizadores, tais como telemóveis, deve ser evitado. Sempre que o mesmo seja indispensável, deve ser realizada a higienização das mãos antes e depois do contacto.
• Será evitada a disponibilização e entrega de folha de sala, sendo esta disponibilizada online no site da Happy Van;
• Assim que encaminhados e sentados os participantes ficarão à distância mínima de 2 metros tanto do participante do lado como do da frente e do de trás, O Espaço do Campo de Jogos permite-nos ter 7 filas com 4 cadeiras cada e um corredor central de 3 metros por onde irão circular os atores a caminho do palco. As passagens para cada uma das filas está completamente desimpedida. A zona de palco estará distanciada da primeira fila de participantes em pelo menos 3 metros. 

•Havendo necessidade de um participante se ausentar durante a atividade, este será instruído a pedir ao assistente de sala que o encaminhará para o efeito.

•É obrigatório o uso de máscara por todos os utilizadores e colaboradores, excetuando-se os membros dos corpos artísticos durante a sua atuação em cena.
• Durante as cenas do espetáculo musical, teatral e oficina de artesanato, serão minimizados os contactos físicos. 

•Não serão partilhados instrumentos, objetos e acessórios durante os ensaios e as atuações. 

•Existirá apenas um pequeno intervalo entre a peça de teatro e a oficina de teatro que permitirá aos espectadores irem à casa de banho, sempre com as orientações e supervisão das funcionárias da escola.

•Os objetos necessários à atividade de artesanato e teatro serão desinfectados antes e depois da sua entrega aos participantes e entre utilizações durante os ensaios;

•O artesão iniciará a sua oficina na zona do palco, percorrendo os corredores centrais e laterais para instruir os participandos, sempre com uso de mascara e respeitando sempre que possível a distância de pelo menos 2 metros dos mesmos. 

•Os camarins (duas balizas do campo) serão utilizados de forma intercalada pelos atores. 

V- Instalações sanitárias

•As idas à casa de banho devem ser solicitadas a uma funcionária da escola e feitas com metade da capacidade que a casa de banho dispõe;

•A desinfeção da sanita/lavatório será feita pela funcionária da escola imediatamente após sua utilização.

•Assegurar que as instalações sanitárias garantem as condições necessárias para promoção das boas práticas de higiene, nomeadamente a higienização das mãos com água e sabão e desinfetantes SABA;

VI- Atuação perante um caso suspeito

•Perante a identificação de um caso suspeito, este deve ser encaminhado por uma funcionária da escola por um circuito próprio até à área de isolamento;

•Deverá ser disponibilizado ao participante um Kit de EPI que inclui:

          • Máscara cirúrgica;

          • Um par de luvas descartáveis; 

          • 1 termómetro, uma folha para registo da temperatura e uma caneta;

          • Solução antisséptica de base alcoólica SABA;

•A área de isolamento deverá também ter um contentor de resíduos (com abertura não manual e saco de plástico), àgua engarrafada e alguns alimentos não perecíveis.

•O suspeito deve:

          • Higienizar as mãos;

          • Colocar a máscara cirúrgica;

          • Avaliar e registar a temperatura corporal.

•A funcionária da escola deverá imediatamente contactar o SNS 24 (808 24 24 24);

VII – Gestão de Resíduos

•Recolher todos os resíduos (não só o lixo do local de isolamento mas todo e qualquer resíduo sem recolha selectiva dos locais onde o Doente e a Pessoa que lhe prestou assistência estiveram. 

•Colocá-los dentro de um saco do lixo e fechá-lo devidamente (ex. abraçadeira).

•Colocar o saco de resíduos num 2o saco (50 a 70 mícron de espessura) que deve ser fechado (ex. abraçadeira).

•Identificar, isolar e inventariar os resíduos até ao momento de envio para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico. 

Contactos:

Operadores Licenciados em Gestão de Resíduos: https://silogr.apambiente.pt/

VIII – Registo de Atos/Incidentes

Todos os atos ou incidentes deverão ficar registados em documento próprio, sendo o preenchimento deste documento feito pelo responsável da Happy Van.